• Veja quais foram os filmes, games e séries mais pirateados de 2010

    Em comparação com 2009 o número de downloads ilegais de séries caiu muito, provável reflexo do surgimento de meios legais de assistir e baixar seriados online como o Hulu e Netflix.

  • Simplesmente, emocionante.

    Em dueto com o cantor Akon, o Rei do Pop emociona a qualquer um com esse clipe sensacional de Hold My Hand (Segure A Minha Mão). A música - em sua letra - passa a mensagem de união, o que está em falta - e muito - nesse mundo individualista de hoje. Reflitamos.

  • Entenda os porquês e o desenrolar da Crise Egípcia

    O Egito passa, neste começo de 2011, por uma mudança política desencadeada por revolta popular. Nesta sexta-feira (11), a renúncia do presidente Hosni Mubarak foi anunciada pelo vice-presidente do país, Omar Suleiman. Mubarak estava há 30 anos no poder.

"Anular nao anula nada"

Usado como via de protesto no período ditatorial brasileiro (1964-1985) pelos esquerdistas e também por anarquistas, o voto nulo repercute todo o país seguido de um questionamento um tanto quanto pertinente: “O voto nulo, anula o eleitor ou o político?”. Fruto de um regime militar, os esquerdistas não obtiveram o sucesso esperado com esse movimento do voto nulo, embora expressassem as suas contrariedades e notórias insatisfações com os governos. Mas e hoje? Será que os problemas políticos – os quais não são poucos – seriam resolvidos com uma suposta anulação do voto na eleição? Será que outras formas de protesto não seriam mais eficazes e mais expressivas? A questão está aberta.

Segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), aproximadamente 6 milhões de eleitores na eleição presidencial de 2006 optaram por “anular” seu voto. Alguns alegavam que estavam protestando contra a notória precariedade política do país, já outros generalizavam quanto a conduta dos candidatos que estavam na disputa, adjetivando-os de corruptos, sínicos, descarados e outras palavras do mesmo nicho. A questão do voto nulo, de fato, é bastante complicada em um país cuja política é conhecida por sua corrupção, assistencialismo e diversas outras politicagens existentes, afinal qual eleitor possui estímulo diante de uma situação como essa? Na verdade, nenhum. O que deve prevalecer diante desse cenário é o desejo do cidadão que defende um país melhor, que almeja condições melhores para se viver e poder ser, de fato, peça contundente na política do país, responsável pelas mudanças sociais, políticas, econômicas, enfim, fazer jus à semântica da palavra “democracia” oriunda da Grécia Antiga e que significa “poder do povo”.

A opção pelo voto nulo ainda abre brecha para que um candidato qualquer possa ser eleito com um número menor de votos necessários, ou seja, o eleitor que anula seu voto acreditando que está fugindo de sua responsabilidade social acaba assumindo uma responsabilidade ainda maior. É como se fosse um jogo de passar a “batata quente” para o outro, ninguém se prostra como responsável pelo voto errado ou inconsciente que faz.  É através do voto que pode-se analisar os anseios políticos da população, os quais são os mais variados possíveis conforme diversos aspectos como classe social, região, idade dentre outros. O cidadão que vota nulo mostra a sociedade que seus anseios e desejos políticos não se sobrepõem sobre essa sua forma de protesto e que é mais importante anular seu voto do que combater a corrupção ou protestar de outras maneiras, dentre as quais está a internet. Decorrente do efeito enorme da globalização, a internet vem tomando grandes proporções, não apenas em cenário nacional como também global, e vem se tornando palco de grandes protestos e um meio eficaz para se denunciar os fatos que ocorrem na política do Brasil.

O papel da educação na política é imprescindível a fim de que fatos como o voto nulo, o voto em branco e a abstenção possam ser combatidos e a população se conscientize e seja capaz de denunciar e protestar contra as irregularidades vistas na política. Programas de conscientização para jovens eleitores, uma maior transparência governamental, são fatores que alicerçam uma sociedade mais justa e igualitária e que terá capacidade de eleger seus representantes para os mais diversos cargos. Com o voto nulo, o eleitor anula sua oportunidade de escolha e deixa que a situação continue da mesma forma, ou seja, “anular não anula nada.” 
 
. © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour